![]() |
Combinação Monocromática |
Não, não é complicado. Aqui também vale experimentar e praticar bastante, mas os resultados compensam.
1- Cor lisa + uma estampa:
aqui a dica é simples, basta que o tecido liso tenha alguma cor da estampa. Você vai ver que se a cor lisa for a que aparecer menos na estampa a combinação vai ficar mais destacada.
2- Estampa + estampa:
a) procure estampas com alguma cor em comum;
![]() |
As cores da estampa cupcake se repetem nas listas, em um tom de rosa mais vivo na parte superior e em um rosa pastel no bolso |
b) 2 estampas iguais em cores diferentes ou 2 estampas diferentes com as mesmas cores;
c) você pode também combinar estampas de tamanhos diferentes, uma principal, maior e a outra estampa menor;
d) se o tecido estampado tem fundo bege, procure coordenar com outro tecido de cor bege. Não é porque o branco é neutro que ele pode ser usado sempre. Nesse caso, o bege vai dar mais equilíbrio e o branco vai brigar com o fundo bege da estampa do outro tecido.
![]() |
Verde usado com 2 vizinhas à sua complementar. E o branco de base dando profundidade |
Aqui no Ateliê Ida e Kika estamos sempre recebendo novidades em tecidos nacionais e importados. E se você preferir vendemos kits prontos também. Tecidos cortados que combinam entre si em packs fechados.
![]() |
Verde e vermelho. Cores complementares nas roupas dos ursinhos. Viu como dá para usar xadrez com estampado e poá com xadrez? É só equilibrar os pesos e os tons |
Algumas dicas:
1- É sempre bom lembrar que o início de tudo são as cores que encontramos na natureza (arco-íris=base do círculo cromático) e as combinações de cores estão presentes na natureza para você se inspirar.
![]() |
Marrom e azul presentes nas 3 estampas, mas com pesos diferentes |
2- Outra boa fonte são os livros, museus e exposições de arte. Observe uma obra que você goste e concentre-se nas cores. Veja como o artista combinou as cores para causar alegria, tristeza, profundidade.
3- Se você está começando, faça combinações mais simples como tons da mesma cor (verde claro com verde escuro, por exemplo) ou com cores análogas, isto é vizinhas no círculo cromático. Como amarelo com verde e laranja (vide parte 2).
4- Outras combinações podem ser feitas com as cores neutras: branco, preto, cinzas e marfins. Que podem ser usadas em um trabalho mais sóbrio ou para destacar as outras cores.
5- Separe seus tecidos em dois grupos, no primeiro, coloque os tecidos com estampas maiores, mais coloridos e com mais informações, e no outro grupo, os tecidos lisos, tom sobre tom, estampas menores do mesmo tom, poá, xadrez, listado com tons da mesma cor. Escolha um tecido do primeiro grupo e procure cores próximas nos tecidos do segundo grupo. Busque equilíbrio entre entre tons claros, médios e escuros.
6- Teste diversas possibilidades de combinação, sem pressa. Recomece quantas vezes achar necessário.
7- Observe sempre o que os quilt makers experientes fazem. Existe uma infinidade de sites e blogs onde você pode observar como as artistas combinam as cores de seus trabalhos. Veja os trabalhos de designers têxteis consagrados como Amy Butler e Kaffee Fasset, mas também observe os novos designers. Procure um quilt maker que tenha um estilo que você goste e acompanhe como ele combina as cores e as estampas, e o que faz com que o trabalho dele chame a sua atenção.
8- Pense também no ambiente em que a peça será colocada e na iluminação do lugar.
9- Cores quentes são boas para representar emoções intensas. Cores frias são boas para representar temas relaxantes.
10- Visite os festivais e exposições de patchwork (tem uma aba com as datas dos eventos nacionais e internacionais aqui). Por melhor que seja a foto, nada se compara a ver de perto e ao vivo as cores e a textura de um quilt bem feito.
11- Tudo o que você leu aqui são dicas, e não regras. Isto é, você é livre para criar, para experimentar, para ousar.
O verde claro do tecido se repete na parte interna da tampa, assim como o azul e o laranja. Um tom mais escuro de verde na parte interna segura a vibração das outras cores dando um descanso para os olhos. |