Guia de Cores - Parte 2 - Combinando Cores

A prática leva você à combinação equilibrada de cores, mas para isso é importante entender como as cores interagem.

Harmonizar as cores não é combinar aleatoriamente tons que você acha bonitos. A harmonia acontece quando a escolha de cores permite ao olho manter-se em equilíbrio, isto é, quando a combinação entre as cores provoca efeitos visuais agradáveis.

Pode parecer complicado no começo, mas na prática você já exercita isso todos os dias por exemplo, quando escolhe a roupa ou a maquiagem que vai usar. Então, vamos voltar à roda de cores para ver como as combinações acontecem:


Monocromática: uma matiz e sua variação de luminosidade. Exemplo: degradê de azul.
Análoga: as cores estão lado a lado no círculo cromático. São análogas porque têm a mesma cor básica. As cores análogas são usadas para dar uma sensação de uniformidade e elegância.
Complementar (Díade de complementares): cores que se encontram de lados opostos na roda de cores. Quando você usa cores complementares pode fazer o trabalho vibrar muito, causando cansaço para quem olha, mas você pode tirar proveito desse grande contraste para realçar algum detalhe (por exemplo, usando um detalhe de amarelo com dois tons de violeta).
Complementar Dividida (Split Complementar): uma cor e 2 vizinhas à sua complementar, formando um triângulo isósceles. O efeito é semelhante à combinação complementar, porém com menos tensão.
Complementar Dividida Dupla (Double-split complementar): uma cor e 4 vizinhas à sua complementar.
Tríade: três cores equidistantes na roda de cores, formando um triângulo equilátero.
Tríade Dupla: três duplas de cores equidistantes.
Tétrade Retangular (Dupla Complementar): dois pares de cores complementares que formam um retângulo no círculo cromático.
Tétrade Quadrada: dois pares de complementares que formam um quadrado na roda de cores.
Héxade: três pares de complementares equidistantes que formam um hexágono.


Cores Neutras (Acromático): branco, preto, cinzas e marfins. Usamos para dar profundidade às cores.

Essa série de posts não é um guia completo sobre teoria das cores, ela foi pensada para facilitar a escolha e auxiliar na combinação de cores e estampas de tecidos.

Na parte 1, demos uma introdução à roda de cores. Na parte 3 vamos dar algumas dicas e falar sobre combinação de estampas. Até lá.

3 comentários:

  1. Olá queridas amigas adorei o blog a explicação das combinaçoes da cores é fantastica. Gostaria de sua visita lá em meu blog para que deixem sua opinião. bjus http://hackbarthnascimento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi,explicação melhor! Agradeço pelo seu desprendimento.Saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Marilete, obrigada pela visita ao blog. Bjs

      Excluir