Patchwork e Matemática - Sequência de Fibonacci e Proporção Áurea

O que a matemática tem a ver com o seu patchwork?

Nós já falamos bastante sobre combinação de cores aqui no blog, e assistindo a um vídeo sobre o trabalho da Caryl Bryer Fallert, "Fibonacci Series #8", achamos que seria uma boa oportunidade para escrever sobre outro tema que valoriza o seu trabalho: a harmonia das proporções.

Muitas vezes você se encanta com a beleza de uma peça, mas não sabe bem o porquê. Provavelmente, além da combinação de cores, ela deve possuir as proporções harmônicas que foram descritas nos estudos do matemático italiano Leonardo Fibonacci (1170 - 1250).



Mas o que a matemática tem a ver com a beleza de coisas da natureza, da arte, da arquitetura e do seu patchwork? Bom, para não esticar muito o assunto, postamos dois vídeos: o primeiro mostra um dos trabalhos da série de Caryl Bryer que se inspira e utiliza a sequência de Fibonacci nas medidas dos tecidos do seu quilt, e o segundo, mostra exemplos fantásticos da relação entre a matemática e padrões existentes na natureza.

Proporções que podem ser encontradas em obras de Leonardo da Vinci e Mondrian, em construções como o Parthenon, em estudos do arquiteto Le Corbusier, em composições de Beethoven, e que você também pode usar para deixar o seu trabalho ainda mais bonito.



Se você só via a matemática como uma coisa fria e chata, veja agora com os olhos de quem decifra os códigos da beleza e da harmonia.


Quando estávamos pesquisando o assunto, encontramos também um post bacana sobre a Sequência de Fibonacci no blog da artista têxtil Ciça Mora, que mostra, entre outros, o trabalho da brasileira Vanessa Lott, "Tributo à Fibonacci".

Fontes:
Programa Arte e Matemática (prof. Luiz Barco, TV Cultura/TV Educativa):

Nenhum comentário:

Postar um comentário